quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O "Saturday Night Live" Brasileiro

Como dizia o saudoso Abelardo Barbosa (o Chacrinha): na TV nada se cria, tudo se copia!

Comecei a assistir a versão brasileira do programa Saturday Night Live desde o início, ou quase: só perdi o primeiro programa! Nas primeiras semanas, o programa seguia exatamente a mesma estrutura da versão original americana: abertura com o mesmo estilo; um convidado para ser o host do programa, apresentar um monólogo e participar de alguns esquetes; convidados musicais (eventualmente); uma banda tocando o tema do programa ao vivo (a banda Kings of the Night); cenários idênticos; e até uma versão de um quadro tradicional da versão americana, o Weekend Update with Seth Meyers, aqui chamado, a princípio, de Weekend Update com Rafinha Bastos.

Achei bastante louvável a atitude de se fazer uma versão brasileira exatamente igual a versão americana, adaptada à nossa realidade. Também achei legal quando mudaram o nome de Weekend Update com Rafinha Bastos para Notícias da Semana com Rafinha Bastos.

Porém, as mudanças não pararam por aí. Não temos mais convidados apresentando o programa; convidados musicais, nem pensar!; a banda Kings of the Night, creio eu, foi demitida; o quadro Notícias da Semana agora é apresentado por dois outros comediantes do programa, embora o nome de Rafinha Bastos ainda apareça na abertura do quadro.

Continuo assistindo ao programa, todas as semanas. Não é um programa ruim, pelo contrário! É bem divertido, tem um humor inteligente, acima da média a que estamos acostumados nos programas de humor do Brasil, mas se tornou (independente da qualidade do programa, que é alta) apenas mais um programa de quadros humorísticos, entre tantos outros que já existem no país.

Espero sinceramente que as alterações promovidas sejam revertidas e que tenhamos um programa de humor diferenciado. E, com isso, tenhamos muitas temporadas de sucesso, como a versão original do show que já está na 38ª temporada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário